segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Participação na Oficina Acesso à Justiça: Um Direito Humano

Como informamos, o nosso educador social, Renato Barbosa - Titi, participou com maestria da Oficina Acesso à Justiça - um direito humano, promovido pela Rede ARCA, que ocorreu nos dias 23, 24 e 25.11 no Hotem Amoaras em Marinha Farinha, litoral norte de Pernambuco.

Uma novidade foi que Titi fez o registro fotográfico de todo o encontro. É o sangue do oficineiro de fotografia falando mais alto. O mesmo já repassou todas as fotos para a equipe da Rede ARCA que deve ter ficado simplesmente maravilhados com o excelente resultado.

No encontro se refletiu sobre a garantia dos direitos humanos. Segue um trecho do caderno de estudo elaborado por Milena Raiter Costa que encantou a todos os participantes, pela leveza em que traduziu o tema, facilitando a compreensão de quem está na "ponta", na execução, na defesa e na proteção aos direitos fundamentais das crianças e adolescentes.

Titi destaca o seguinte pensamento:

"O princípio da igualdade não deve ser assegurado apenas nos sistemas formais de acesso à justiça,como em tribunais, por exemplo, mas no dia-a-dia. Para isso a população deve incorporar a ideia de que todos são detentores de direitos e devem ser tratados da mesma maneira pelo Estado. Não basta que a normativa jurídica reconheça a igualdade como um princípio, é importante que as pessoas se sintam detentoras dos mesmos direitos e deveres que os outros, independente das diferenças sociais que possam existir entre elas" (Milena Raiter Costa).

Aqui vai o nosso registro e o nosso muito obrigado pelo convite e excelente oportunidade de aprendizado.




PARABÉNS!!
E que outros encontros tão valorosos como este possam acontecer em nossa vida institucional.
Postado por: Mônica Brito
Técnica Social do CEAEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário