quarta-feira, 2 de novembro de 2011

APRESENTAÇÃO do Grupo de Teatro Pedra Polida na Conferência da Criança em Olinda

A nossa participação na programação da VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Olinda foi bastante "intensa". Além de fazer o registro fotográfico de todo o evento, com os adolescentes da Oficina de Fotografia sob a orientação do oficineiro Renato "Titi", apresentamos a peça DIREITOS FUNDAMENTAIS do projeto "Vamos Divulgar" financiado pelo Banco do Nordeste do Brasil - BNB.

O Grupo de Teatro Pedra Polida já faz parte do CEAEC desde 1990 e passaram por ele muitas crianças e adolescentes, hoje, adultos. Alguns seguiram a profissão de arte-educador, como é o caso de Elaine França a atual oficineira de teatro. Sob sua orientação o grupo de teatro retornou mais fortalecido e para isso contamos com o financiamento do CEDCA/PE (2009/2010) e do BNB (2010/2011), cada um em seu tempo. Aproveitamos para demonstrar nossos sinceros agradecimentos pelo apoio e confiança na realização do trabalho com as crianças e adolescentes. Estamos em busca de financiamento para 2012.....

O projeto tem por objetivo disseminar o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, nos espaços públicos e privados de ensino formal, creche, associações, centros culturais etc. Muitos foram as vitórias do Grupo: desde a apresentação na Universidade Federal de Pernambuco até ser o primeiro colocado no I Concurso de Literatura do CEAEC. Ter participado da Conferência, levando os conhecimentos sobre o ECA, foi o "arremate" deste ano. Ainda temos algumas apresentações, aceitamos convite!

As crianças e adolescentes que participam deste projeto, desde 2009, têm apresentado melhoria no rendimento escolar, tem demonstrado comportamento de coletividade, solidariedade e respeito uns aos outros, houve um investimento este ano no relacionamento com as outras crianças e adolescentes do espaço do CEAEC. Tem sido o que chamamos de "bom exemplo". Claro, que acontecem discordâncias, discussões, desentendimentos como qualquer grupo em desenvolvimento, mas tudo que acontece é refletido no coletivo com avaliação individual e em grupo. Para cada ação uma reação. O grupo de teatro tem reagido de forma positiva as diferenças existentes entre pessoas, dando uma lição em muito adulto que conhecemos. Quanto à família, esta começou a participar mais do espaço do CEAEC, e sempre que podem relatam sobre como o comportamento intrafamiliar melhorou.

PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS!!!







ESTAMOS BUSCANDO PARCERIA!


Olinda, 2011.
Mônica Brito
Técnica Social do CEAEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário