segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Atenção à Família

O CEAEC, baseado no princípio da prioridade absoluta e fundamentado pelos estudos do UNICEF/CENPEC (2002, p.51/52), acredita que é imprescindível estimular e valorizar a família no acompanhamento da criança e do adolescente. Pelo natural afeto fornecido à criança e ao adolescente, a família, bem como a comunidade, cada uma nos seus respectivos papéis, são as principais aliadas dos programas, ações e projetos. “A pobreza não lhe retira nem os direitos nem os deveres”. Convém ressaltar que outro argumento importante é a parceria, visto que não é possível contribuir para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes se não conhecermos a sua história de vida e seu contexto sociocultural no qual estão envolvidas a família e a comunidade. “Na verdade, o envolvimento da família é também crucial para o próprio conhecimento da realidade, sem o qual não é possível deslanchar um programa ou ação e obter êxito”.

Duas ações importantes ocorreram neste ano de 2010:
- Encontros Família
- Projeto Coisa de Mulher

Encontros Família

                Com o objetivo da co-responsabilidade com a educação das crianças e adolescentes e profissionalização dos jovens, o CEAEC promove mensalmente encontros com os familiares enfocando e abordando temas que desenvolvam o cuidado com os filhos e as filhas, a afetividade, o respeito aos direitos fundamentais e valorização da educação formal e complementar, particularmente a educação em tempo integral – continuada.




Projeto Coisa de Mulher

Com o objetivo de favorecer a inclusão social, estimular a capacidade empreendedora e fortalecer a auto-estima e a noção de cidadania das mulheres com filhos e filhas atendidos pelo CEAEC. O projeto tem financiamento do FMAS – Fundo Municipal da Assistência Social de Olinda. O projeto foi uma solicitação das mães das crianças e adolescentes participantes das ações em educação complementar. Muito mais do que geração de renda, as mulheres solicitaram um espaço educativo para elas no que diz respeito ao cuidado consigo mesma e que promovesse um aprendizado em artesanato. O projeto passou por uma seleção de projetos sociais do Conselho Municipal da Assistência Social de Olinda – CMASO e contemplou a meta de 40 mulheres, entre 16 a 70 anos.

Grupo Operativo – Projeto Coisa de Mulher



Inscrição para participar das atividades em artesanato:




Atividades em Artesanato - Duas tardes - Segunda e Sexta-feira.




Agradecemos a participação de tod@s nesta ação!

Mônica Brito
Assessoria Técnica - CEAEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário