domingo, 25 de outubro de 2015

projeto: Mulheres Conectadas

As mulheres da comunidade de Peixinhos que participaram do projeto Democratização da Informação e Jovens Mulheres Conectadas, financiado pelo CMASO em 2011/2012 e 1º Semestre de 2013; e pelo CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviços no 2º Semestre de 2013 são pessoas com pouca escolarização, não sabem escrever e compreender textos; são donas de casa, mães, que nunca vivenciaram o manuseio de uma ferramenta tecnológica. Tem baixa escolaridade, porém não foi impedimento para arriscar no novo, para conhecer o mundo virtual, além da necessidade do cotidiano, onde é pré-requisito o manuseio de ferramentas tecnológicas, como por exemplo, caixa eletrônico de banco, celulares, etc. A renda familiar é precária, com dependência de programas sociais, como o Programa Bolsa Família, auxílio moradia, e para melhorar a renda familiar, executam pequenos serviços na comunidade, lavam roupa, fazem faxina, etc. São comprometidas, valorizaram a atividade do projeto, se ambientaram ao espaço da Instituição; perguntam, trocam experiência, investem na busca do conhecimento, e verbalizaram o aumento da autoestima. Este projeto vem acontecendo no espaço do CEAEC por solicitação das mulheres, que por conta da pouca disponibilidade, não conseguiam realizar um curso de informática básica. Pensamos juntas que, não podíamos nos restringir apenas na questão do curso básico em si, mas na amplitude que o mundo da internet oferece, sendo as suas redes sociais uma das ferramentas fundamentais de relacionamento. 

            A inclusão digital significa, antes de tudo, melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade com ajuda da tecnologia. A expressão nasceu do termo “digital divide”, que em inglês significa algo como “divisória digital”. Hoje, a depender do contexto, é comum ler expressões similares como democratização da informação, universalização da tecnologia e outras variantes parecidas e politicamente corretas (Fonte: Educação e Empresa – portal do UOL). Nós que fazemos o CEAEC preferimos a expressão “democratização da informação”, pois com ela, poderemos ampliar os horizontes das possibilidades de conhecimento dos participantes do projeto.


Com os objetivos definidos de “complementar o trabalho social com família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária”; “favorecer o desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários”; e, “favorecer o surgimento e desenvolvimento de aptidões, capacidades e oportunidades para que os indivíduos façam escolhas com autonomia”, acreditamos que é imprescindível continuar oferecendo ações socioeducativas para as mulheres da comunidade de Peixinhos, através do Curso Básico de Informática com foco na utilização da ferramenta tecnológica, que contribuam no processo de inclusão social/digital das participantes, no desenvolvimento da autonomia, na formação cidadã, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades. O projeto prevê a realização de oficinas de cidadania, convivência social e direitos humanos, e no primeiro momento/encontro será garantindo um planejamento junto com as mulheres sobre as temáticas que se deseja discutir. No projeto que se encerrou as temáticas escolhidas foram: direitos da mulher, saúde da mulher, mercado de trabalho para a mulher, educação de qualidade.

Agradecemos ao Conselho Municipal da Assistência Social de Olinda - CMASO, pela confiança em nosso trabalho.






Parabéns as lindas mulheres que participaram do projeto.
O nosso muito OBRIGADO/A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário