domingo, 25 de outubro de 2015

Finalização do Projeto Jovens Conectados - Todos Com a Nota / Solidário

O projeto Jovens Conectados, financiado pelo Programa Todos com a Nota Solidário, atendeu 30 adolescentes, com idade entre 12 a 18 anos incompletos, residentes na comunidade de Peixinhos.

O projeto alcançou na sua totalidade a realização das metas projetadas, que foram:
- Realização do Curso Básico de Informática, onde foi contemplada a participação de 30 adolescentes, sendo três turmas, ocorrendo duas turmas no horário da manhã e uma turma no horário da tarde, contemplando assim, vagas no contraturno escolar.
- Realização da Oficina de Leitura para os 30 adolescentes que participaram do curso básico de informática, respeitando as seguintes temáticas: cidadania, direitos humanos, convivência e realidade social.
- Adequação do laboratório de informática com a aquisição de quatro computadores, suporte elétrico, climatização da sala, com aquisição de ar-condicionado, aquisição de 10 cadeiras plásticas, bancadas para os computadores, quadro branco.
- Aquisição de gêneros alimentícios.

A principal e única dificuldade encontrada foi com relação a junção dos computadores que já existiam na entidade com as novas aquisições, levando um pouco mais de tempo para coloca-los em funcionamento, porém sem prejuízo das ações pedagógicas, visto que, havia toda uma programação teórica/leitura a ser realizada. A situação foi resolvida com o compromisso do profissional da manutenção, que colocou em tempo hábil todos os computadores funcionando para o início das aulas práticas.

No mais, não houve dificuldade em realizar as ações /atividades do projeto. Ter um planejamento de execução do projeto proporcionou que a equipe envolvida ficasse atenta as diversas situações que poderiam ser enfrentadas. É importante pontuar que existe uma demanda reprimida na comunidade de Peixinhos para a participação em oficinas e cursos de informática, fazendo com que o CEAEC invista na continuidade da ação, através da busca de outros financiadores.





“A informática me ajudou muito no meu desenvolvimento. Foi um novo aprendizado na minha vida e eu espero que continue para outros adolescentes” Luana Vitória da Silva – 14 anos.

“O curso de informática me possibilitou ser mais produtivo e ter uma visão do mundo digital”. Bruno de Melo – 15 anos.

“O curso de informática pra mim foi muito importante, despertou meu interesse para o mundo digital, que antes eu não levava tão a sério. Foi bom aprender a usar outras ferramentas”. Bianca Melo – 14 anos

“Conheci ferramentas do computador onde já posso dizer que estou inclusa no mundo digital”. Fernanda Julia – 17 anos.

“Pra mim foi muito bom, além de ocupar o espaço livre que tinha e vivia na rua, pude aprender a usar novas tecnologias”. Thayná Maria – 15 anos.

“Para mim foi de suma importância, pois foi uma troca especial. Poder despertar e proporcionar o conhecimento do novo a esses adolescentes me fortaleceu enquanto indivíduo. usamos da tecnologia para a transformação social desses adolescentes e jovens”. Myhelle Mendonça – Educadora de Informática.

“Foi ótimo! Já é um diferencial que terei no Mercado de Trabalho”. Gabriel – 18 anos.

“A leitura é um atalho fundamental na caminhada de nossa vida, onde se não passamos por ela, não podemos dar continuidade aos nossos passos, por isso que me orgulho em estar multiplicando as oficinas de leitura para os educandos do CEAEC e da Comunidade de Peixinhos”. Renato Barbosa – Educador de Leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário