sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Planejamento 2º Semestre 2012

Semestralmente a equipe do CEAEC tem investido no Planejamento de forma a contemplar a transversalidade das atividades propostas pelos projetos/financiadores. Isto comprova o compromisso do CEAEC em executar com qualidade educação complementar na comunidade de Peixinhos. É importante pontuar que para cada atividade pensada, elaboramos o plano de trabalho no “miudinho” e realizamos o cronograma de atividades por mês, relatando tudo que vamos fazer diariamente. A metodologia utilizada é a participativa, voltada para a valorização das ideias de cada educador/a e colaborador/a. O processo de facilitação e sistematização do planejamento é realizado coletivamente, e apresentado na Assembleia do CEAEC, para que todos possam conhecer, sugerir, opinar, deliberar acerca das possibilidades da operacionalização. “O planejamento é a ferramenta condutora do trabalho que ganha força quando está em rede: compartilhado, sistematizado, cronogramado com práticas planejadas. Este é um circulo virtuoso de ações que se replanejam, graças aos seres ativos, amorosos, intuitivos, perspectivos, solidários, e a outros tantos atributos que não mais estarão apartados dele mesmo, do Ser educador” (texto adaptado do planejamento escolar, pag. 31, Cartilha do V Módulo, curso de aperfeiçoamento em Gestão Escolar da SSE / 2012).

PROJETO: LEITURA EM MOVIMENTO
Financiador: Tribunal Solidário
RESPONSÁVEL: Renato Barbosa
Atividade
Período
Recursos
Parceria
01
Lendo e Relendo, Mamãe se Derretendo.
Agosto – terças-feiras - tarde
Livro, textos, papel 40k, lápis piloto, fita crepe, cadeiras.
Comunidade, Teatro, Família.
02
II Concurso de Leitura do CEAEC: Edital do Concurso.
Setembro – preparação
Outubro – realização (definir a data do concurso – que seja na semana do aniversário do CEAEC).
Livro, textos direcionados conforme edital; pedagógico para cada projeto; transporte para o local do concurso; aluguel de espaço; alimentação; premiação.
Todos os projetos/oficinas;
CCJ
Parceiros externos (GCASC).
03
Realizar oficina de leitura com as crianças e adolescentes que ainda não participaram – fazer levantamento.
Novembro (mês final do projeto)
Livro, textos, papel 40k, lápis piloto, fita crepe, cadeiras.
Todos os projetos/oficinas.

Metodologia da Oficina: Lendo e Relendo, Mamãe se Derretendo.
A oficina será facilitada pelos educandos e educandas com o apoio do educador. Os mesmos escolherão um ponto rotineiro de bate papo dos pais para facilitar a oficina, está será facilitada por alguns educandos (as) que já tem intimidade com a roda de leitura e o hábito de ler. Os educandos (as) iniciarão a leitura em roda para provocar que os pais em seguida escolham os livros para lerem. Para finalizar iremos brincar de acordo com os livros que foram lidos, a brincadeira da forca. Para que as genitoras que não desenvolvem a leitura participem, a brincadeira será de adivinhação das palavras.

II Concurso de Leitura em Movimento CEAEC
A equipe técnica do concurso selecionará obras dos autores pernambucanos como Paulo Freire, Solano Trindade, Ariano Suassuna, Carlos Pena Filho, Gilberto Freire, Joaquim Cardozo, Nelson Rodrigues, entre outros, para sortear por projetos incluindo o CCJ, lembrando que cada grupo tem por obrigação apresentar a biografia do autor. Ganhará o grupo que der mais vida e coerência na obra apresentada. Além da premiação acho legal ter um troféu ou algo simbólico com o nome do Projeto Leitura em Movimento para ficar no CEAEC. Sugiro que a Comissão Julgadora seja.  Mônica Brito, Carbonel, Camila Guedes e Luciene Gomes (Lucinha). Os nomes citados são porque não facilitam oficina no CEAEC.

PROJETO: ARTE EM MOVIMENTO – ARTE MODERNA
Financiador: COMDACO
RESPONSÁVEL: Elaine França com apoio de Renato Barbosa (oficina de fotografia).
Atividade
Período
Recursos
Parceria
01
Oficina “Conhecendo a transformação do passado a data atual” (Rodas de Debates)
Agosto a Dezembro
Material pedagógico; câmera fotográfica.
Oficina de Fotografia
02
Passeio: Conhecer o artístico cultural da cidade de Olinda.
Agosto e Setembro
Transporte; lanche; máquina fotográfica.
Oficina de Fotografia
03
Olinda Patrimônio Cotidiano
13 de agosto a 14 de outubro
Transporte; lanche; máquina fotográfica.
Oficina de Fotografia
04
Visitar museus e em especial, Museu de Arte Contemporânea.
Outubro a Novembro
Transporte; lanche.
Oficina de Fotografia
05
Articulação com o Conselho Tutelar.
Setembro
Ofício com o resumo do projeto; passagem de ônibus.
Coordenação do CEAEC
06
Encontro Família
Bimensal – Setembro e Novembro
Sala, material pedagógico, facilitadora.
Estagiária de Serviço Social
07
Participar do II Concurso de Leitura
Outubro
Material pedagógico; livros e textos escolhidos.
Todos os projetos.
  
 Metodologia: Com a metodologia de Paulo Freire que educar é respeitar os saberes dos educandos. Será proposta a criação de um espaço de aprendizado crítico e criativo, identidade cultural, visualizando as ferramentas da reflexão sobre o passado do presente com foco na arte e na fotografia com a convivência social e o fortalecimento autoestima entre os participantes da oficina. Incluindo a família com encontros bimensal com a temática violência doméstica e articulação com o Conselho Tutelar.

Ações as serem desenvolvidas oficina de teatro (leitura da Arte Contemporânea Brasileira)

  • Rodas de debates: Dinâmicas de convivência de grupo /higiene pessoal meio ambiente; Produção de cartazes focando a realidade da comunidade; Leitura da Origem da arte moderna no Brasil;
  • Pesquisar na internet: Semana da Arte Moderna (apresentação pra o grande grupo e assistente social Mônica Brito;
  • Visitar museus e em especial, Museu de Arte Contemporânea (funciona de terça a sexta-feira, das 8h às 18h; e aos sábados e domingos, das 14h às 17h30min; Rua 13 de Maio, 149 – Olinda; fone: 3429-2587);
  • Encaminhar outro ofício para o Conselho Tutelar informando que há vagas no projeto (segundo ofício);
  • Produzir uma cena ou Studio fotográfico de todas as vivências que foram obtidas das diversas formas para o coletivo CEAEC;
  • Realizar momento com a família sobre a importância de combater qualquer forma de violência domestica.
PROJETO: VALORIZANDO A VIDA
Financiador: ITAÚ CRIANÇA – COMDACO
Parceria: projeto junto com o GCASC
RESPONSÁVEL: Renato Barbosa junto com o educador social do GCASC
Atividade
Período
Recursos
Parceria
01
Ensaios da Percussão
Toda quinta-feira, até novembro.
Instrumentos.
GCASC
02
“Arrastão Temático da Percussão na Comunidade – Distribuição de Fanzines”
Última sexta-feira de cada mês, até novembro.
Instrumentos; fanzines.
GCASC e Comunidade
03
Oficina de Fanzine
Toda quarta-feira, até novembro.
Material pedagógico; xerox.
GCASC
04
Participar do II Concurso de Leitura
Outubro
Material pedagógico; livros e textos escolhidos.
Todos os projetos do CEAEC.
05
Visitar Local Artístico Cultural de Música Percussiva
Setembro
Transporte; lanche.
GCASC
06
Participar da Culminância do fim do ano (apesar do projeto encerrar em Novembro)
Dezembro
Instrumentos; fanzines.
Todos os projetos do CEAEC.
07
Realizar encontros periódicos com a equipe do GCASC.
Mensal
Sala; material pedagógico.
GCASC


Observações Importantes:

  • Os temas são escolhidos pelo grupo de fanzine;
  • Saída é realizada ou do CEAEC ou do GCASC, com retorno cada grupo para sua instituição.
  • Toda quarta-feira, o grupo de fanzine faz a reflexão da temática e elabora o fanzine; o grupo compreende a responsabilidade do que vai ser divulgado na comunidade e por conta disso, realizam pesquisa das temáticas antes de coloca-las na rua.
  • Mensalmente os educadores se reúnem para o planejamento diário;
  • Mensalmente as Coordenações do CEAEC e GCASC se reúnem para operacionalização do Plano de Trabalho e Execução Financeira do projeto.
  • Os/as educandos/as do GCASC irão participar do II Concurso de Leitura em Movimento do CEAEC (formalizar convite e colocar no planejamento dos educadores responsáveis).
PROJETO: ARTECOM
Financiador: MAPFRE
RESPONSÁVEL: Elaine França e Renato Barbosa
Atividade
Período
Recursos
Parceria
01
Oficina de Teatro
Terças e quintas, até dezembro.
Material pedagógico; textos, livros, internet; figurino; maquiagem.
Demais oficinas e projetos.
02
Oficina de Fotografia
Toda quinta-feira, até dezembro.
Máquinas “plec-plec”; material pedagógico; revelação das fotos; internet.
Demais oficinas e projetos.
03
Oficina de Percussão
Toda sexta-feira, até dezembro.
Instrumentos de percussão; material pedagógico; internet.
Demais oficinas e projetos; e GCASC.
04
Oficina de Fanzine
Toda quarta-feira, até dezembro.
Material pedagógico; textos, livros, internet; Xerox;
Demais oficinas e projetos, e GCASC.
05
Grupo Família
Mensal
Material pedagógico.
Estagiária de SS
06
Participar do II Concurso de Leitura em Movimento
Outubro
Material pedagógico; livros e textos escolhidos.
Todos os projetos do CEAEC.
07
Participar da Culminância do fim do ano.
Dezembro
Instrumentos; fanzines.
Todos os projetos do CEAEC.

 ARTECOM: Visualiza destacar o princípio do aprendizado por descobertas, desenvolvendo um miniprojeto com fanzine, percussão, fotografia e teatro atendendo a especialidade e valorizando o perfil de cada educando, com certificação em uma culminância com todos os participantes das oficinas.

Ações as serem desenvolvidas nas Oficinas: Investindo na integração entre as oficinas.
Teatro: Criação de cena temas do cotidiano com apresentações nas escolas; Jogos e
dinâmicas; Expressão verbal e corporal; Dicção/travas línguas; Interpretação de textos;
Criação de personagens historia de vidas; Origem do teatro; Leitura e literatura dos historias
da Arte;
Família: Realizar um encontro familiar, e os educandos apresentarem o projeto para os
mesmo, e a cada encontro criar uma apresentação com um tema especifico;
Visitas Educativas: Intercambio interno e externo da entidade (museus teatros);
Articulação com as Escolas: Entrar em contato com as escolas para distribuição do vídeo;
Fazer um vídeo da peça de teatro que trata sobre Direitos Fundamentais;
Integração na Comunidade: Realizar uma oficina do projeto com o público do CAIC – tema a
definir;
Articulação entre os projetos do CEAEC: Participar do II Concurso de Leitura em Movimento;
Fanzine: integração com o projeto em parceria com o GCASC; diálogo entre projetos:
percepção da realidade da comunidade; elaborar momentos coletivos; criação do fanzine
sobre a origem do teatro;
Fotografia: fotografar as vivências da comunidade, com o olhar do grupo de fotografia; a
comunidade que eu vejo; fazer uma exposição na culminância do CEAEC no fim do ano.
Integração constante Valorizando a Vida, Peixearte (em especial oficinas de Teatro e
Comunicação).
  
PROJETO: PEIXEARTE
Financiador: DIACONIA
RESPONSÁVEL: Elaine França e Elizabeth Siqueira
Atividade
Período
Recursos
Parceria
01
Intercâmbio Interestadual (SP, RJ, PE, CE).
A definir.
A planejar (junto à equipe da DIACONIA).
DIACONIA
02
Seminário Juventude
A definir.
A planejar (junto com o CCJ)
CCJ, demais projetos do CEAEC.
03
Semana de Arte Visual
Final de Setembro
A planejar (junto com o CCJ)
Carbonel / Totó
04
Intercâmbio com Afogados da Ingazeira – PE.
28 e 29 de setembro
A planejar (junto à equipe da DIACONIA).
CCJ, demais projetos do CEAEC.
05
Oferecer oficina de contação de história para crianças e adolescentes com deficiência física/mental.
A definir.
A planejar (junto à equipe da DIACONIA); estudar sobre o assunto.
ADEPE / DIACONIA
06
Participação na Passeata de Inclusão da Pessoa com Deficiência – CERVAC
Agosto
A planejar.
CCJ, DIACONIA; demais projetos do CEAEC.
07
Visita ao MAAC (Movimento de Articulação Ambiental e Cultural) –
Agosto
Transporte; Entrada no Museu; lanche.
Demais projetos do CEAEC.
08
Caldeirada Cultural Peixinhos
A definir.
A planejar (junto à equipe da DIACONIA).
CCJ, demais projetos do CEAEC.
09
Reapresentação da Peça Meio Ambiente nas Escolas
Setembro
Figurino, maquiagem, lanche, água, transporte (se precisar).
DIACONIA; Escolas da comunidade.
10
Passeio no Catamarã (Recife)
Setembro – 2º quinzena.
Transporte; Pagamento do Catamarã.
DIACONIA
11
Participação no Comitê da Bacia do Rio Beberibe
Mensalmente – última sexta-feira.
A planejar (via DIACONIA conforme lista/relação).
Educadoras do Peixearte, CCJ, Diretoria do CEAEC, Família.
12
Encontro de Formação Direito a Cidade / Meio Ambiente – Encontro em Gravatá
14 e 15 de Setembro
Transporte; hospedagem (direto da DIACONIA)
ARTECOM – Tetro e Fotografia
13
Oficina de Informática – Comunicação
Terças e quintas-feiras, manhã.
Computadores ligados na Internet.
Educandos/as; Laboratório de Informática.
14
Oficina de Teatro
Segundas e quartas-feiras, manhã.
Material pedagógico; figurinos; maquiagem.
Educandos/as; Laboratório de Informática; projeto ARTECOM e Arte em Movimento.
15
Planejamento Orçamentário e Avaliação
Novembro
Material pedagógico; sala adequada; almoço.
DIACONIA

 PEIXEARTE: tem como objetivo incluir adolescentes de 14 a 18 anos no meio sócio- cultural introduzindo temas do cotidiano usando como ferramenta o teatro, Trabalhar com oficinas de maquiagem/figurino e adereços matérias recicláveis leitura de textos interpretação dos personagens, atividades lúdicas dinâmicas/jogos e uma vez na semana inclusão digital no laboratório de informática para pesquisar.

Ações as serem desenvolvidas oficina de teatro
* Direito à cidade/Meio ambiente
- Participação no comitê de monitoramento de revitalização do rio Beberibe; 01 educando;
- Mundo do trabalho
* Intercambiar conhecimentos com grupos juvenis;
* Protagonismo juvenil para mundo do trabalho;
* Empreendedorismo juvenil
- Encaminhamentos para profissionalização e agência de trabalho;
- Intervenções político-culturais
- Cine Quintal;
- * Pessoa com Deficiência
- Oficina na ADEP- Agosto – fazer articulação com a Instituição.
- Participação na Passeata de Inclusão da Pessoa com Deficiência – CERVAC (Agosto);
- Capacitação para educadores em parceria com a SEAD – 06 de setembro.
· Criação de cena que abordam a inclusão dos deficientes nos espaços e o respeito.
· Reapresentação da peça sonhando com os dragões nas escolas (já que o foco do projeto é meio ambiente)
·   Trabalhar com animação cultural nas intervenções nas comunidades (na corda bamba)

Contribuição de Renato Barbosa para o planejamento do Peixearte:

Oficina de comunicação: Realizar oficinas de campo semanal para os educandos conhecerem os diferentes tipos de comunicação existentes na comunidade de Peixinhos, como Rádios Comunitárias, Jornal Sem Censura, Centro Tecnológico, Casa da Juventude e a Faculdade AESO. Realizar um jornal fanzine mensal das experiências vivenciadas nas pesquisas de campo.

Oficina de teatro: Montar uma enquete sobre o aniversário do CEAEC, para apresentação no dia do Concurso de Leitura em Movimento. Apresentar mensalmente uma peça para todos do CEAEC para fortalecer a desenvoltura dos educandos.

PROJETO: PETI
Financiador: Fundo Municipal da Assistência Social e Fundo Municipal da Criança e Adolescente.
RESPONSÁVEL: Renato Barbosa
Atividade
Período
Recursos
Parceria
01
Executar o projeto “Esporte e Cultura no PETI Olinda”.
Agosto a Outubro
Material pedagógico e específico do projeto; internet.
Equipe do PETI, Entidades com metas.
02
Culminância do projeto “Esporte e Cultura no PETI Olinda”.
15 de Outubro
Material pedagógico e específico do projeto; internet.
Equipe do PETI, Entidades com metas.
03
Executar o projeto “titulo a ser definido pela equipe do PETI”
A definir
A planejar
Equipe do PETI, Entidades com metas.
04
Culminância
A definir
A planejar
Equipe do PETI, Entidades com metas.

Atividades do projeto “Esporte e Cultura no PETI Olinda”:
1.  Encontro de Formação dos educadores.
2. Organização de grupos de crianças/adolescentes tendo como referência os times pernambucanos que eles/as torcem e pedir que montem um painel sobre o seu time: hino, símbolo; torcidas; estádio; títulos.
3.   Pesquisa sobre história das copas do mundo e a participação do Brasil em cada uma delas e confecção de álbum sobre o assunto.
4.  Leitura de coletânea de músicas e poemas e produção de telas sobre futebol para participação em concurso.
5.   Realização com a turma um trabalho de pesquisa sobre a origem do futebol e do futsal e as regras de cada jogo e produzir textos instrucionais intitulados: Como se joga futebol; e Como se joga futsal e encaminhar para a equipe pedagógica para organização das regras dos jogos da II Copa PETI.
6.   Realização de uma plenária com a participação de 1 adolescente do sexo masculino e 1 do sexo feminino para definição das regras do jogo.
7.  Organização dos times de futsal dos núcleos em duas categorias: masculino e feminino nas faixas etárias de 07 a 11 anos e 12 a 15 anos, exclusivamente com as crianças/adolescentes incluídas no PETI e encaminhamentos das inscrições à coordenação.
8. Organização das tabelas e realização dos jogos de futsal entre os núcleos com premiação de troféu e medalha de outro para o 1° lugar, prata para o 2º lugar e bronze para o 3º lugar.
9. Montagem de um Glossário de A-Z com expressões futebolísticas que foram incorporadas ao vocabulário do nosso dia a dia, com o significado de cada uma delas.
10. Escolha de uma cidade brasileira sede da Copa de 2014 para a realização da pesquisa: fundação, população, mapa, território, bandeira, hino, economia, cultura e infraestrutura que está sendo montada para sediar os jogos.
11.  Montagem de uma maquete sobre a cidade escolhida para ser exibida na culminância do projeto, concorrendo a um troféu.
12.  Montagem de uma apresentação cultural sobre a cidade escolhida para ser mostrada na culminância do projeto, concorrendo a um troféu e medalhas de ouro para os participantes que obtiverem o 1° lugar, medalhas de prata para os participantes do 2º lugar e de bronze para os participantes do 3º lugar.

PROJETO: JOVENS MULHERES CONECTADAS
Financiador: Fundo Municipal da Assistência Social – CAMSO
RESPONSÁVEL: Elizabeth Barros e Juliana Pajeú
Atividade
Período
Recursos
Parceria
01
Oficina de Informática para Mulheres Adultas
Terças e quintas-feiras, tarde.
Computadores; internet; pedagógico; lousa branca; lápis para lousa.
Demais projetos CEAEC.
02
Oficina de Informática para as Jovens
Segundas e quartas-feiras, tarde – 14h às 16h.
Computadores; internet; pedagógico; lousa branca; lápis para lousa.
CMASO/REDE
03
Encerramento da 1ª Turma Oficina de Informática para as Jovens
Outubro
Certificados / Planejamento da Solenidade
Coordenação do CEAEC
04
Início da 2ª Turma da Oficina de Informática para as Jovens
Novembro
Segundas e quartas-feiras, tarde – 14h às 16h.
Computadores; internet; pedagógico; lousa branca; lápis para lousa.
CMASO/REDE
05
Oficina de Cidadania e Saúde da Mulher
Mensal (respeitando a carga horária do projeto)
Espaço físico apropriado, facilitadora, pedagógico; almoço.
Estagiária de Serviço Social do CEAEC
06
Envolver duas mulheres (mães de participantes do CEAEC) no Comitê da Bacia do Rio Beberibe.
Mensal
Transporte.
CTCD / DIACONIA
07
Oficina Digital no CTCD (NASCEDOURO)
Setembro
Próprio do local
CTCD – Centro Tecnológico de Cultura Digital do Nascedouro
08
II Concurso de Leitura em Movimento (Jovens)
Outubro
Livros; internet; pedagógico.
Demais projetos do CEAEC
09
Integração com as “Mães da Saudade” – projeto do GCASC.
Mensal
Pedagógico; lanche.
GCASC

 Observações Importantes para a qualidade da execução do projeto:
A equipe do projeto definiu que o mesmo terá duas turmas: uma de jovens mulheres e uma com mulheres mais adultas, mães de crianças e adolescentes que participam dos projetos do CEAEC, isto porque, identificou que não é possível realizar a mesma oficina de iniciação a informática, pois são públicos com níveis de compreensão diferentes. Também definiram que a Oficina de Cidadania será realizada uma vez por mês, o dia todo, pois assim poderá assimilar melhor o conteúdo programado. Outro ponto importante é que as mulheres – mães das crianças/adolescentes irão participar do Comitê da Bacia do Rio Beberibe, como forma de envolver as mães na articulação comunitária. Um último fato é que apenas as jovens irão participar concorrendo do Concurso de Leitura, mas as mulheres adultas poderão ir ao encontro, se assim desejar.

PROJETO: MJPOP
Financiador: Escola Criativa
RESPONSÁVEL: Elizabeth Barros
Atividade
Período
Recursos
Parceria
01
Formação em Políticas Públicas
Toda quarta-feira, pela manhã, até dezembro.
Sala, material pedagógico.
Escola Criativa
02
Articulação com a Comunidade de Peixinhos.
A definir.
A planejar (com a equipe da Escola Criativa)
Escola Criativa

 CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES:

O projeto Educação em Movimento deverá ser planejamento mediante assinatura do Convênio e repasse dos recursos pelo COMDACO. O projeto foi aprovado pelo CEDCA/PE, no concurso de projetos sociais de 2012.

O edital do Concurso Leitura em Movimento deverá ser publicado em Setembro de 2012 e deverá ser elaborado pelo apoio técnico e Coordenação do CEAEC, sem a participação dos/as educadores/as.

 O CEAEC conta este ano com uma estagiária de Serviço Social e esta deverá contribuir com o acompanhamento técnico as crianças e adolescentes, bem como as famílias e a ação comunitária.

A participação do CEAEC nos espaços de deliberação de políticas públicas, atualmente está da seguinte forma:
·   COMDACO – Mônica Brito – Toda última terça-feira do mês tem plenária ordinária – participação nas Comissões Socio-pedagógica e Comunicação; Monitoramento e Jurídica; Lucinha participa da Comissão de Finanças.
·   CMASO – Luciene Gomes (Lucinha) – Toda última quarta-feira do mês tem plenária ordinária – participação nas Comissões de Finanças; Monitoramento.

Olinda, Agosto de 2012.
Elaborado por: Elaine, Eliane, Elizabeth, Juliana, Luciene, Mônica e Renato.
Equipe de Coordenação, Técnica e de Educadores Sociais.
Centro de Arte, Educação e Cultura - CEAEC


Nenhum comentário:

Postar um comentário